Restaurante i Latina Buenos Aires

O restaurante i Latina em Buenos Aires começou como um endereço secreto de jantares à portas fechadas no coração de Palermo Soho num pedacinho chamado Villa Crespo. Logo os irmãos colombianos Santiago, Camilo e Laura Macías o transformaram num dos restaurantes mais concorridos da cidade. Figurando na lista dos 50 melhores restaurantes latino-americanos.

Hoje o endereço não é mais secreto mas ainda guarda uma culinária de técnica contemporânea e extremamente regional no uso dos ingredientes.

O menu é fechado do i Latina, eu sempre faço uma semi greve de fome o dia todo para poder aproveitar bem a noite ;-). Além dos pratos são servidos alguns outros mimos durante o jantar.

Fomos de harmonização de vinhos claro, é a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos argentinos por um valor muito bom.

Mas vamos deixar de lenga-lenga e ver as fotos?

A Casa

O i Latina fica pequena e antiga casa, toda branca, com um pátio charmoso na frente, luzinhas nas árvores. Grandes portas e janelas de ferro forjado ou seja tudo de mais encantador.

O interior é simples e aconchegante nada parecido com a frieza da maioria dos restaurantes premiados. A cozinha é completamente aberta para o salão, eu amo sentar de frente para elas e acompanhar todo o movimento dos cozinheiros.

A Comida

A noite começou com um shot de melancia ultra refrescante, um trio de arepas, cada uma feita à partir de um tipo de milho diferente. Crocantes e bem recheadas estavam um delícia. Em seguida a fantástica tábua de pães e manteiga com limão. O de milho e o de banana são algo de extraordinário, o de chocolate quase salgado queria trazer pra casa!

O primeiro prato foi Carimañola, um pastel de mandioca frito, com carne de cordeiro desfiada e tempero de leite de côco e coentro. Gente, eu não gosto de coentro mas esse estava muito bem dosado e suave, bem pouquinho mesmo <3. O segundo prato Ceviche Nikkei com linguado, camarões defumados e polvo caramelizado. Nesse o leche de tigre feito com influências japonesas estava incrível e super apimentado, eu amo mas tem gente que sofre com tanto ardor.

O terceiro prato foi o Peixe do dia com encocado, crocante de arroz e côco, pamonha de milho e anis. As várias texturas de côco se completavam perfeitamente. O quarto prato Codorna com mole de Oaxaca, emulsão de abacate picante e tortilha de milho roxo. A codorna desmanchava de tão suculenta e o mole típico mexicano foi perfeito, de acompanhamento pão de queijo!!! Sim, mineiro, quase chorei de emoção!

O quinto e na minha opinião o melhor prato da noite, Bondiola de cerdo ao café colombiano e à panela. Bandiola chamamos de paleta aqui no Brasil. Agora imaginem uma carne super bem cozida porém extremamente suculenta e saborosa? Estava inexplicável de tão boa, o molho de café surpreendente, suave e saboroso, os legumes perfeitos.

restaurante i Latina Buenos Aires

As sobremesas, Trufa de cacau equatoriano com escamas de sal grosso da Patagônia e azeite de oliva. Muito macia e saborosa, o azeite deixou ela mais aromática, gostei da experiência. O sétimo prato, Sorbet de batata doce, creme de queijo de cabra, casquinhas de limão, sésamo crocante e merengue de Flor de Jamaica. Uma pequena e delicada obra de arte para encerrar um jantar perfeito. E pra terminar o café Yumai Estrella Dorada 100% Colombiano.

Bônus Track – Os Vinhos

Todos os vinhos estavam excepcionais com excessão do Pyros Syrah 2014 que não me agradou nem um pouco, achei um vinho bem pesado e talvez muito complexo.

Já o Primeras Viñas Malbec 2013 foi o melhor e olha que Malbec não é minha uva preferida, ele é super aromático, frutas vermelhas, chocolate e baunilha compõe os aromas. E tem boa persistência e acidez.

Os dois de sobremesa estavam perfeitos sinceramente não consegui escolher o melhor, o Caelum Nuova Dolce Appasito Malbec, 2013 ou o Laborum Torrontés de Outono 2015 são vinhos complexos, aromáticos e de ótima persistência.

i latina buenos aires

restaurante i Latina em Buenos Aires

Follow:

2 Comentários

  1. Jacqueline
    22 de março de 2017 / 09:16

    Que delícia seu blog, quantas informações agradáveis…..Realmente, viajo em tudo que se relaciona com a arte de viajar!!… Admito, sou fã de Buenos Aires!!! ( uma viagem com fundo de conquista, de vitória, por isso me apaixonei..rsrs) ….E logo terei mais elogios, pois, você me passou ótimas dicas do Peru!!!
    Parabéns Tati, que seu blog, sua revista digital, BRILHE a cada viagem…a cada postagem….a cada foto maravilhosa que posta!!
    Você é show !!!

    • 22 de março de 2017 / 09:34

      Jacque querida!!! Muito bom ler isso!!! Depois quero saber tudo sobre tua viagem ao Peru!!
      Super obrigada!! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *