• Hotel em Londres nem sempre é uma coisa fácil de escolher e muitas vezes a …

    Ler Mais
  • Blinis são essas mini panquecas de sabor bem neutro usadas para servir canapés …

    Ler Mais
  • O bolo de chocolate de sempre daqui de casa, uso essa receita para todas as …

    Ler Mais
  • Croque monsieur, o misto quente enfeitado francês. Eu adoro fazer para jantar aos finais …

    Ler Mais
  • O molho bechamel clássico ou molho branco é aquele super coringa que podemos usar para …

    Ler Mais
  • Eu amo pesto de manjericão e gosto de ter congelado aqui em casa, é um …

    Ler Mais
  • Início » Italia » Museus em Milão, cidade da arte

    Museus em Milão, cidade da arte

    Museus em Milão, pedi para minha amiga Mariana Marchioni que mora na cidade uma ajuda para esse post. O que ela me enviou ficou tão sensacional que publico aqui na íntegra.

    Milão, cidade da arte.

    Muitas vezes a gente escuta que Milão se conhece em um dia e meio… Eu até entendo que a Itália tem tantas atrações que os roteiros acabam espremidos, mas pode ter certeza que se tiver mais tempo para dedicar a Milão, terá muito o que fazer! Como capital financeira e da moda na Itália não faltam atrações, principalmente ligadas a atividades culturais.

    Para quem tem 1 dia e meio em Milão eu recomendo como primeira opção a Última ceia de Leonardo da Vinci, a visita dura 15 minutos e não tem preço ver ao vivo uma obra como esta. Pode reservar no Viva Ticket ou comprar em agência de turismo (custa mais caro). Depois vem a Pinacoteca di Brera, é aquele museu que a gente espera de uma visita a Itália. Cheio de obras clássicas com destaque para a obra Il Bacio de Francesco Hayez. Ainda nesse tom tem a Pinacoteca Ambrosiana, vale a pena pela arquitetura linda e a sala dedicada a manuscritos do Leonardo da Vinci.

    Última ceia de Leonardo da VinciÚltima ceia de Leonardo da Vinci – foto: Milão nas Mãos
    pinacoteca de brera milãoPinacoteca de Brera – foto: Milão nas Mãos

    Na praça do Duomo tem o Museo del 900 reunindo obras italianas do Século XX. Eu adoro esse museu, me lembra um mini MoMa (NY)! Até 15 de Maio 2017 está rolando uma mostra com a visão de Andy Warhol sobre a Última ceia, programão para depois de ter visto a original. Grudado no 900 tem o Palazzo Reale, um espaço para mostras temporárias, sempre com algo muito legal em exposição. Agora, por exemplo, tem Keith Haring, Charlotte Salomon (artista alemã), Os Santos da Itália, uma mostra sobre jóias italianas patrocinado pela joalheria Damiani e a mais esperada da temporada, a mostra Manet em colaboração com o Museu D’Orsay (Paris).

    museus em milão museo del 900Museo del 900 – foto: Milão nas Mãos

    Saindo do centrinho um outro espaço para mostras temporárias que tem sempre algo legal é o MUDEC (Museo delle Culture), que agora tem Kandinsky e uma mostra de dinossauros que faz a alegria das crianças. Ainda para eles (mas eu adoro) tem o museu da ciência de Leonardo da Vinci, com uma parte legal de trens e barcos antigos. Especifico para crianças tem o MUBA (Museo dei Bambini Milano) eu visitei a atividade proibido não tocar e foi uma diversão para meu filho de dois anos! Nesse museu vale a pena verificar a programação porque depende da idade e tem horários pré-estabelecidos.

    Se você gosta de moda não pode deixar de ir na Fondazione Prada, com mostras permanentes e temporárias. No Armani Silos, para ver a história da marca do estilista que nasceu próximo de Milão. Também vale a pena passar na 10 Corso Como, concept store idealizada pela irmã da Franca Sozzani, Carla Sozzani. Que tem um espaço para exposições no último andar.

    10 corso como10 Corso Como – foto: Milão nas Mãos

    Para os amantes do design tem a Triennale di Milano, com uma mostra de design infantil, a visão de designer italianos para o cálice sagrado e o design em Hong Kong. Para arquitetura e arte vale visitar a lindíssima Villa Nechi Campiglio, que foi cenário do filme Io sono l’amore com a atriz Tilda Swinton. E para ver arte moderna e contemporânea tem o Hangar Bicocca, fica fora do centro mas facilmente acessível de metro. Quem for ainda este mês vai ver uma intervenção dos nossos brasileiríssimos Osgêmeos!

    villa necchi campiglioVilla Necchi Campiglio – foto: Milão nas Mãos
    pirelli hangar bicoccaPirelli Hangar Bicocca – foto: Mariana Marchioni 
    pirelli hangar bicoccaPirelli Hangar Bicocca – obra incrível Osgemêos- foto: Mariana Marchioni 

    E eu paro por aqui mas garanto que ainda tem coisa que não citei e que mesmo morando na cidade, admito que não consegui visitar ainda… Ou seja, quem puder ficar em Milão mais tempo sem dúvida não vai ter problemas para achar programação.

    Bônus Track

    Entrem em contato com a minha amiga Magê Santos do blog Milão nas Mãos. Ela pode te acompanhar em passeios guiados e exclusivos por Milão e arredores, como o Lago de Como e a região de Franciacorta entre outros.

    Para a programação completa dos museus em Milão, endereços e outras informações:

    Pinacoteca di Brera https://pinacotecabrera.org/

    Pinacoteca Ambrosiana https://www.ambrosiana.eu/cms/

    Museo del Novecento https://www.museodelnovecento.org/it/

    Palazzo Reale https://www.palazzorealemilano.it/wps/portal/luogo/palazzoreale

    MUDEC https://www.mudec.it/ita/

    Museo della Scienza Leonardo da Vinci https://www.museoscienza.org/

    MUBA https://www.muba.it/

    Fondazione Prada https://www.fondazioneprada.org/

    Armani Silos https://www.armanisilos.com/it_IT

    10 Corso Como https://www.10corsocomo.com/

    Triennale https://www.triennale.org/

    Villa Necchi Campiglio https://www.visitfai.it/villanecchi/

    Pirelli Hangar Bicocca https://www.hangarbicocca.org/

    Seguir:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    %d