Restaurantes na Liberdade – além do Sushi

Finalmente minha lista de restaurantes na Liberdade com opções que vão muito além do básico sushi e temaki de salmão para você conhecer melhor essa culinária tão deliciosa.

Sabe o que é Teishoku? É uma refeição completa composta por vários pratos em pequenas porções. Fazem parte: conservas de vegetais, missoshiro, sashimi, arroz, peixes grelhados, tempurá, somen, saladas diversas. Normalmente os restaurantes selecionam 5 a 6 pratos para serem servidos e o cliente pode escolher o tipo de grelhado. É o PF japonês e se ele consta do cardápio é sempre ele que escolho.

O karê é o curry japonês. Um molho bem condimentado e encorpado que pode ser feito com base de vegetais e carne ou apenas vegetais. O karê é servido acompanhando alguma milanesa empanada com panko, aquela farinha que deixa o empanado bem crespo e crocante, arroz e salada. Eu sempre peço as opções com frango ou camarões mas tem de vegetais, peixe, carne de porco ou carne vermelha

Febre do momento, lamem ou ramem é composto de um caldo, um molho, uma massa tipo macarrão, vegetais e carnes. Totalmente customizável podemos escolher o tipo de caldo, massa e acompanhamentos, é servido numa tijela grande e considerado uma refeição rápida e completa.

Teppan também é uma opção deliciosa para variar o peixe cru. São grelhados de peixe, frango ou carne vermelha servidos numa chapa de ferro quente e acompanhado de legumes e vegetais salteados.

Durante a terceira edição do Japão.BR (leia esse post) conheci outros restaurantes na Liberdade incríveis e vou aproveitar para juntar todos nesse post. O Japão.BR é uma iniciativa da Patricia Takehana com apoio do Bunkyo para divulgação e preservação da cultura japonesa, foram três dias visitando museus, centro culturais, restaurantes e outros tantos pontos na cidade de São Paulo que teve forte influência japonesa.

São muitas as opções japonesas e chinesas no bairro, vou me limitar aos restaurantes japoneses nessa lista. A rua Tomás Gonzaga concentra a maioria deles, então se estiver perdido pelo bairro sem saber onde almoçar vá para ela e faça sua escolha.

Komei: O Komei é especializado em karê, o curry japonês. No cardápio constam opções de entradas e lamem também mas a minha indicação é ir para comer karê, super bem condimentado, as milanesas estavam ótimas, bem crocantes. As porções são bem generosas, em alguns casos podem ser divididas. O Komei nos recebeu durante a 3a. edição do Japão.br.

Onde: Rua Thomaz Gonzaga, 65

Yamaga: O Yamaga é um dos restaurantes mais antigos da Liberdade, com cardápio tradicional e opções de Teishoku. Peixes sempre muito frescos e extremamente bem cortados. Várias marcas de cervejas japonesas também estão no cardápio.

Onde: Rua Thomaz Gonzaga, 66

Kazu Cake: O café e doceria do restaurante Kazu está todo reformado e lindo. O Kazu Cake é uma opção deliciosa para um doce e café à tarde ou para a sobremesa após o almoço em algum dos restaurantes do bairro. Eles servem os doces em dois tamanhos, o que é ótimo para quem quer experimentar vários tipos. Eu particularmente adoro os doces feitos em estabelecimentos japoneses porque são menos doces e mais leves do que estamos acostumados a consumir no Brasil. Os pães salgados fabricados no Kazu também são excelentes.

Onde: Rua Thomaz Gonzaga, 90

Ramen Ikkousha: No Ikkousha o TONKOTSU, caldo feito a partir dos ossos do porco, é feito na casa assim como a massa do ramen. O cliente pode montar ao seu gosto escolhendo o caldo, molho, grau de pimenta e complementos.

Onde: Rua Thomaz Gonzaga, 45

restaurantes na Liberdade

Lamen Kazu: Do mesmos donos do Espaço Kazu em frente, aqui o restaurante é dedicado ao Lamen, caldos e molhos preparados na casa de forma tradicional.

Onde: Rua Thomaz Gonzaga, 87

Sushi Yassu: Desde 1972 a família serve teppans deliciosos e teishoku que mudam diariamente no menu do almoço. No balcão os sushis e sashimis são sempre ótimos e clássicos.

Onde: Rua Thomaz Gonzaga, 98

Samurai: O Samurai é outro restaurante bem familiar, já está na sua terceira geração, a história divertida é que ele começou servindo comida brasileira para a comunidade japonesa do bairro mas devido tantas exigências dos clientes para incluir itens das refeições japonesas acabou se tornando um típico restaurante japonês da Liberdade. No andar de cima funciona uns dos mais concorridos karaokês do bairro. O Samurai nos recebeu durante a 3a. edição do Japão.br.

Onde: Rua da Glória, 608

restaurantes na Liberdade

Sushi Lika: Gosto de sentar no balcão e pedir os bentos servidos no horário do almoço, são bem completos e sempre acontece uma customização após uma conversa como sushiman.

Onde: Rua dos Estudantes, 152

Não é na Liberdade mas não posso deixar de indicar

Keito – Pub Kei: No segundo andar do Top Center na Avenida Paulista, em meio à fasfood e restaurantes duvidosos fica o Pub Kei, karê excelente, peixes maravilhosos e um dos melhores cardápios executivos da região. O segredo de um restaurante japonês tão bom e tradicional na Avenida Paulista é que o consulado do Japão fica no mesmo edifício.

Onde: Top Center Av. Paulista, 854

São Paulo Tokyo: Para não deixar de fora quem gosta de sushis típicos paulistanos aqui é o lugar, os combinados e rodízio são fartos e variados. O São Paulo Tokyo nos recebeu durante a 3a. edição do Japão.br.

Onde: Rua Borges Lagoa, 1172

restaurantes na Liberdade

restaurantes na Liberdade restaurantes na Liberdade restaurantes na Liberdade restaurantes na Liberdade restaurantes na Liberdade

Follow:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.