O nosso Tiramisu de Veneza

Passamos 15 dias na Italia e muito provavelmente comemos Tiramisu em 10 deles, lógico que ao final escolhemos o nosso preferido.

Encontramos ele em Veneza numa pequena loja chamada i Tre Mercanti aberta em 2007, passamos três dias na cidade e fomos à loja todos os dias. Os Tiramisus são feitos diariamente de hora em hora e dentro de uma cozinha envidraçada bem na frente da loja. Além de ter doces incríveis essa loja vende vinhos, temperos e ingredientes muito bons, além de café e um ar condicionado maravilhoso para quem viaja à Veneza no verão.

 

recita de tiramisu i Tre Mercanti i Tre Mercanti

Essa receita abaixo é a que tenho feito à bastante tempo, não leva ovos o que deixa o doce bem leve e sem cheiro forte. Açúcar também uso pouco, se você gostar de doce mais doce é só colocar mais no chantilly.

Ingredientes

500 ml de creme de leite fresco
1 de colher de chá de essência ou pasta de baunilha
3 colher de sopa de açúcar
500 gr de queijo mascarpone
400 ml de café bem forte ou expresso sem acúcar
25 ml de rum/ vinho marsala (muitas vezes faço sem)
18 a 20 unidades de biscoito champagne
Cacau 100% para polvilhar

Modo de preparo

Misture o creme de leite bem gelado com a baunilha e o açúcar e bata até obter um chantilly firme, reserve. Bata o queijo mascarpone por uns 2 minutos até ficar cremoso. Misture com uma espátula o mascarpone e o chantilly até incorporar bem.

Misture o café com rum ou vinho, dividir cada biscoito em 3 partes, passar os biscoitos pela mistura, montar em copos, creme, 1/3 do biscoito, creme, 2/3 do biscoito, creme, levar a geladeira por no mínimo duas hora ou até o momento de servir, polvilhar o chocolate no momento de servir.

O Tiramisu pode ser montado numa travessa única com os biscoitos champagne inteiros como um pavê tradicional.

receita de tiramisu
Follow:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *