Ufa, finalmente a receita de Pan de Muerto que fiz logo após voltar na minha viajem à Cidade do México. Antes tarde do que nunca né mesmo? Façam aí, é fácil, delícia e nem precisamos de uma data especial para aproveita-la.
O Pan de Muerto é consumido na época das comemorações do Dia de Los Muertos que acontecem de 30 de Outubro a 2 de novembro. Nessa data os mexicanos celebram seus entes queridos montando altares super coloridos e fazendo as comidas preferidas do morto em questão. Acredita-se que é nessa época que os mortos voltam para visitar seus familiares.
As celebrações remontam os povos mesoamericanos muito antes da colonização espanhola católica. A data é tão importante que em 2003 o Dia de Los Muertos foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Ingredientes pra a massa
250 gr de farinha de trigo, + 2 colheres de sopa para desgrudar a massa.
60 gr de açúcar.
5 gr de sal.
6 gr de fermento biológico seco. Aquele fermento de saquinho para pão.
50 gr de manteiga em cubos, temperara ambiente para a massa.
2 ovos
1 gema de ovo para pincelar os pães antes de assar.
25 ml de leite.
Raspas de uma casca de limão.
1 colher se café de essência de baunilha.
Ingredientes para finalizar.
25 gr de manteiga derretida para pincelar os pães depois de assados.
50 gr de açúcar cristal para polvilhar os pão depois de assados.
Modo de Preparo
Numa superfície plana, misture a farinha, o fermento, o açúcar, abra uma cova no centro e acrescente os ovos e a manteiga. Vá misturando os ingredientes.
Agregue o extrato de baunilha e as raspas de limão, misture até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos, se houver necessidade pode acrescentar até 2 colheres de farinha para massa desgrudar das mãos. Deixe a massa crescer coberta com um pano até dobrar de tamanho.
Divida a massa em 5 porções, molde 4 pães, coloque em forma untada com manteiga. Com a última poção molde os ossinhos que enfeitarão os 4 pães. Deixe crescer novamente por 15 minutos.
Para assar pincele uma gema de ovo sobre os pães. Asse por 25 a 30 minutos em forno médio. Retire do forno, com eles mornos ainda pincele manteiga derretida e polvilhe açúcar cristal. Eles podem ser comidos puros ou recheados com doce de leite.
Oi Tati!
Esses potinhos vc tbm comprou naquela loja da Liberdade que vc mostrou no Snap? São liiiindos. Qual o nome mesmo da loja?
Beijos
Autor
Oi Brena,
Sim, comprei esses todos lá na Liberdade. A loja é a Tenman-Ya, Rua dos Estudantes, 19.
São muito fofos mesmo!
bjs,