Banco de Materiais do Porto

– INSIDERS – trás a cada semana um convidado diferente, mostrando o lado pouco conhecido das cidades onde vivem ou visitam.-

O Banco de Materiais do Porto é um lugar precioso que poucas pessoas sabem da sua exitência e da sua importância. Nem mesmo os locais. Funciona como se fosse um museu ou uma biblioteca de azulejos. Tem alguns tesouros ali guardados, mas que podem ser utilizados pelos cidadãos.

A função deste Banco de Materiais é a seguinte: os técnicos da prefeitura da cidade, fiscalizam edifícios em estado de degradação ou vazios, e recuperam os azulejos das fachadas, a fim de preservar o patrimônio da cidade.

Estes azulejos ficam expostos no Banco de Materiais do Porto para quem quiser apreciar. Os turistas são os principais visitantes do local e tem o privilégio de encontrar exemplares belíssimos feitos inclusive de maneira bastante artesanal.

banco de materiais do porto

A grande maioria fica armazenada como se fossem livros numa biblioteca. Onde o primeiro exemplar está exposto e os demais estão guardados numa grande gaveta…

banco de materiais do porto

Eu sou uma fã incondicional dos azulejos portugueses e depois que descobri a existência desse Banco de Materiais, nunca perco a oportunidade de sempre dar uma passadinha por lá para dar uma olhada. Porque existem inúmeros exemplares para serem apreciados.

banco de materiais do porto

Se algum dono de algum edifício que utiliza azulejos semelhantes aos que estão ali guardados e comprovar que precisa deles para restaurar a sua fachada pode levá-los sem nenhum custo.

Isto é um serviço de preservação de patrimônio, que a prefeitura do Porto presta à cidade que tem um verdadeiro orgulho pelas suas fachadas de azulejos.

Mas não são só eles que estão guardados no Banco de Materiais. Muitos exemplos de grades de ferro forjado das varandas e estuques lindíssimos estão ali expostos.

banco de materiais do porto

Quem ganha é a cidade e os turistas que podem conhecer o Banco de Materiais e o seu fantástico acervo. Um autêntico museu de azulejos.

Informações

E o melhor: a entrada é gratuíta.

Abre de 2ª à 6ª das 10 às 12 h e das 14:30 às 17:30 h

Fica na Praça Carlos Alberto, 71 no centro do Porto

Foi a descoberta do Banco de Materiais do Porto e a minha paixão por azulejos que me inspiraram para criar o passeio cultural que faço pela cidade que se chama Passear e “azulejar”.

Nele, em parceria com uma ceramista, fazemos uma passeio pela cidade com turistas brasileiros, mostrando alguns dos exemplares dos paineis de azulejos do Porto e logo a seguir, um workshop, onde o participante aprende a pintar o seu próprio azulejo para levar de recordação na bagagem.

Conheça mais sobre o Passear e “azulejar”: AQUI

Rita Branco

Sou paulista, filha de portugueses e moro na cidade do Porto há 11 anos. Adoro esta cidade e adoro viajar. Além do O Porto encanta, faço roteiros personalizados de viagens para o Porto, região Norte e/ou Portugal. Além de acompanhar turistas brasileiros, leitores do meu blog por passeios culturais pelo Porto. São os Passeios com Sotaque Brasileiro.

Podem acompanhar o blog pelas nossas redes sociais Instagram: @oportoencanta, Facebook: O Porto Encanta e Snapchat: oportoencanta

Follow:

2 Comentários

  1. 30 de março de 2017 / 10:26

    Ter dois dos meus snaps favoritos, juntos, que fantástico!
    Adorei o post!
    Adoro a Rita!
    E adoro o Por Mais Um Carimbo!
    Parabéns às duas!

    • 30 de março de 2017 / 14:34

      Ahhhhhh Vivi, que delicia ler isso!
      Rita me deixou com vontade de conhecer esse tesouro <3
      Obrigada.
      beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *